terça-feira, 26 de janeiro de 2016

A síndrome do "Eu não sei o que vestir"



Quantas vezes já cheguei no meu armário ou closet e simplesmente não sabia o que vestir. Tinha na minha frente muitas e muitas roupas, tinha que sair rápido mas ficava minutos e minutos olhando sem reação, sem saber qual roupa escolher. Tinha vezes que dizia: "Eu não tenho nada para vestir" e me desesperava. Na verdade eu tinha sim! Mas estava perdida no caos de um closet desorganizado e sem identidade. Isso já aconteceu com você? Provavelmente sim! E se você se frustra toda vez que tem que sair de casa e escolher uma roupa, então está na hora de realizar algumas mudanças na maneira como você organiza suas vestimentas e acessórios.

Primeiro, antes que você ache fútil, é muito importante a maneira como você se apresenta. Eu já falei isso no post "As características de uma mulher equilibrada". O jeito como você se mostra é essencial para passar a imagem do que você é. Vivemos em um mundo de aparências no qual a maneira como você se apresenta é a primeira impressão que as pessoas vão ter de você. Se você vai trabalhar com um short rasgado, provavelmente não passará uma imagem de pessoa comprometida. Assim como, se você vai de calça jeans a uma formatura, passará a impressão de que não dá à ocasião a sua devida importância. As roupas e os acessórios que você veste passam a sua mensagem e através deles você pode dizer sem palavras que é uma pessoa competente, respeitável, entre outros. Enfim, você pode dizer como você é.

Mas como resolver isto? Existe maneira? Preciso ir a um desses consultores de estilo? Preciso jogar tudo fora? Não, e aqui vão algumas dicas que aprendi pesquisando e colocando na prática e acredite: hoje é muito mais rápido.

Defina seu estilo

Seu guarda-roupa não pode ser um carnaval: ou você é a roqueira ou é a moça do terninho. Se você não tiver um estilo, fica difícil combinar as peças roqueira com moça do escritório. Defina as cores que você gosta, os tipos de peças e os tipos de sapato. Procure inspiração na internet e vá definindo o que você gosta. Ex: navy, listras, tons nude, preto, blusas de seda... Anote tudo para orientar nas suas próximas compras e você acabar não comprando aquele vestido florido que nunca vai usar pois não é sua cara.

Doe tudo aquilo que não entra no estilo e planeje a compra dos itens. Mantenha sempre na mente o que entra e o que não entra. Meia arrastão? No way! Saia lápis? Yes! Coturno? No way! Sapatilha? Yes.

Importante aqui é o autoconhecimento: quem sou eu? O que quero prá mim? Como quero que os outros me vejam? É um processo gradual, que leva tempo, mas que você pode construir desde já.

Utilize o método KonMari


Marie Kondo é uma japonesa que escreveu um livro inspirador chamado "A mágica da arrumação" e vem fazendo a cabeça de muitas mulheres no quesito de organização. Ela ensina como dispor as roupas, como organizar escritório e um de seus lemas é: 'Jogue fora tudo que não faz seus olhos brilharem'. Isto é, se livre das coisas das quais você não gosta, que não te trazem alegria ou que foram presente de alguém e estão lá só por isso mesmo.

A técnica é simples: percorra seu closet e pegue item por item. Se o item te trouxer alegria, mantenha. Senão, doe ou jogue fora. Isso pode ser estendido a peças manchadas, puídas, rasgadas e que não podem ser consertadas e também a peças que não servem mais ou não cabem no seu estilo. Um armário clean é mais fácil de se ver as peças e de se sentir bem com o que se vê lá dentro.

Faça um inventário do que possui

Sim, o ideal é que vejamos tudo o que temos mas muitas vezes temos um vestido de festa ou nos esquecemos daquela blusa no fundo do armário. Por isso é importante fazer um inventário de nossas posses, desde as bijuterias até os casacos de frio. Existem apps como o StyleBook para Mac e o MyDressing para android.


Crie looks

Agora você já sabe o que tem e precisa combinar. Tire um tempo e crie looks com suas roupas, sapatos e acessórios. Eles são a salvação de quem precisa sair com urgência e não sabe por onde começar. Você pode fazer isso enquanto espera a consulta médica ou até enquanto espera o inhame cozinhar.

Organize por cor, função e categoria


Se você criar um esquema de organização para seu armário, tudo ficará mais fácil tanto para encontrar aquela roupa como para visualizar o que deseja. Aqui vão algumas dicas:
  • Deixe as suas roupas de trabalho todas juntas em lugar acessível pois você geralmente deve achá-las com mais rapidez. Recomendo que estejam penduradas no ângulo de sua visão.
  • Deixe as roupas de sair embaixo, separadas das roupas de trabalho.
  • Organize por função: blusas próximas a blusas, calças junto de calças, cintos todos juntos.
  • Dentro da organização faça a escala de cores, além de ficar lindo, fica mais fácil achar uma blusa azul ou uma calça branca no montante.

Programe-se para os momentos especiais

Vai a um casamento? Programe-se antes definindo a roupa, o sapato e os acessórios. Coloque na agenda com antecedência que deve lavar e passar o vestido, o sapato tem que ganhar polimento ou que tem que comprar umas pulseiras bem bonitas.

Vai viajar para a praia? Faça um checkup das duas roupas de banho, saídas de praia, chapéu, sandália.

E então, mamães? O que fazem para deixar o closet mais lindo e acessível?




Nenhum comentário:

Postar um comentário