sexta-feira, 29 de julho de 2016

10 maneiras de simplificar a sua vida




A sua vida anda complicada ou muito atribulada? Você sente que precisa de mais horas no dia ou que está sempre pegando o cachorro pelo rabo? Não se preocupe, esse é um mal do nosso século e a maioria das pessoas andam sofrendo com isso e eu também ando passando por esse problema, especialmente agora com um filho de quase 2 anos.

Algumas pessoas, entretanto, parecem ter tempo para tudo. Na verdade, elas não têm (e, pensando bem, quem teria?). No entanto, elas aprenderam algumas táticas para simplificar a vida. Desta maneira, elas conseguem fazer quase tudo e ainda têm um tempinho livre para descansar e se cuidar.

Aqui dou algumas dicas que aprendi ao longo dos anos, são 10 dicas para fazer sua vida menos atribulada e mais resolutiva.


Desfaça-se de itens desnecessários ou de que você não gosta

Fomos criados em uma sociedade em que é status consumir, ter muitos bens, acumular e acabamos tendo mais do que precisamos. Recebemos e damos presentes e às vezes nos constrangemos de passar algo adiante porque algo foi nos dado. Todavia, quanto mais nós tivermos, mais manutenção e espaço precisaremos, embora infelizmente vivamos cada vez mais em lugares menores, o que aumenta a nossa sensação de agonia ao ver tantas coisas empilhadas.

Uma corrente minimalista tem ganhado enfoque nos últimos anos, visando ter menos e se livrar de coisas que não usamos ou não gostamos. A japonesa Marie Kondo em seu livro A mágica da arrumação recomenda que doemos tudo aquilo que não nos traz alegria. Se desapegar pode ser difícil, então vá com calma, vá criando o hábito de se desfazer de roupas que não usa, de objetos que não gosta e de produtos de beleza que não lhe servem mais. Você vai se sentir mais livre ao ver menos objetos decorativos, menos livros inutilizados e ao descobrir que com menos roupas você se decide mais rápido com o que se vestir. Além disso, se livrar do consumismo pode ser um grande amigo do seu bolso.

Esta dica vale para imóveis e automóveis também: será que aquela casa de praia que você vai no verão apenas compensa as preocupações. Não seria melhor alugar na temporada?

Limite sua vida digital

A tecnologia cresceu e estamos cada vez mais presos a ela: são muitas redes sociais para administrar e o eterno costume de verifica-las sempre toma nosso precioso tempo e nossa mais preciosa ainda energia, que poderia ser aplicada em outras áreas de nossa vida. Falo disso no tópico sobre Equilíbrio Digital e no tópico sobre Organização Digital.


Reveja seus papeis

Será que não estamos com papeis demais? Às vezes agregamos funções que nem gostamos e nem somos obrigadas a exercer, por isso é necessário rever seus papeis.

Faça uma lista de afazeres

Se você sabe o que deve fazer, fica mais focada em relação à ação, evitando de ser perder no furacão. Priorize sua lista em Urgente, Alto, Médio e Baixo e tente matar logo o que é mais urgente.


Faça orçamento todo mês

O calo de toda família brasileira é o orçamento familiar e é fato que o endividamento no Brasil está muito alto. Compramos sem ter como pagar com prestações a perder de vista, além de utilizar o cheque especial. Você não precisa fazer um orçamento detalhado contado cada garrafa de água, mas uma lista com os ganhos e estimativas de despesas vai te ajudar a manter o foco na economia e saber o quanto você pode juntar em um mês. Se você nota que as contas não batem, está na hora de cortar alguns itens opcionais. Não há nada mais tranquilo do que se livrar da dívida, pode acreditar!

Dê a si mesma um tempo livre

Quando falo em tempo livre, falo em tempo para si sem crianças. Toda mulher precisa disso, seja uma ida ao cabeleireiro, um spa day ou ler um livro que gosta. Deixe as crianças com o marido, avós ou alguém de confiança e recarregue as baterias do jeito que preferir.

Saiba suas prioridades

Quando você tem noção do que é essencial, você se livra de coisas que são opcionais. Amizades destrutivas, funções ingratas, tudo é eliminado nesse processo de autoconhecimento.


Observe as atividades de suas crianças

Seus filhos vão à escola, depois à natação, depois ao inglês, depois à esgrima. Aos sábados, escoteiros. Estamos numa geração em que as crianças fazem muitas atividades e parecem pequenos adultos com tantas atribuições. Queremos prepará-los para o mundo, mas será que não exageramos? Reveja as atividades dos seus filhos e remova o que não precisa, afinal, o mais importante nessa fase é o convívio familiar e a escola.


Não se preocupe muito com o que os outros pensam de você

Nessa minha vida já me preocupei muito com o que os outros pensam. Depois percebi que, por mais que façamos, as críticas sempre vêm. Criticam seu trabalho, sua gestação, seu parto, se você amamentou ou não, a educação que você dá às crianças. E aprendi que não dar ouvidos ao outros e seguir sua intuição é o melhor a fazer. Você não precisa ser perfeita: a mulher prendada, da casa brilhando, do trabalho perfeito; você precisa apenas seguir seus princípios e ser fiel a eles.

Nunca se comprometa de imediato

Muitas vezes alguém faz um convite (como ir a um culto em igreja tal ou ir prestigiar um primo de não-sei-quem) e você aceita ir sem nem olhar que havia se planejado para organizar o móvel da cozinha (que está há meses sem uma limpeza digna) ou fazer o planejamento mensal para o próximo mês. Como você se comprometeu, você acaba indo e se pergunta "O que estou fazendo aqui?" ou você fura e acaba sendo mal visto. De qualquer forma, uma sensação ruim assola e você se sente mal e se pergunta mais uma vez "Por que eu aceitei?".

Às vezes é necessário saber dizer não a certos convites (e sempre agradeça por eles). Se você não sabe como dizer, diga que vai olhar sua agenda pois acredita que já existe algo marcado para aquela data. Retorne ao emitente do convite quando souber. Ser sincero é sempre melhor, na minha opinião, afinal, você não se preocupa com o que os outros pensam, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário