segunda-feira, 4 de julho de 2016

Dicas de Imagem Pessoal para o Trabalho


Imagem pode não ser tudo, mas é definitivamente algo. Já tivemos uma primeira impressão ruim sobre uma pessoa algumas vezes, mas... o que nos levou a pensar desse jeito? Foi o jeito dela se vestir, seu asseio? Foi o jeito como ela se comportou, os termos que usou, seu tom de voz, sua postura? Algo causa repulsa, desinteresse, vontade de ficar longe.

E quando temos uma boa impressão de alguém conseguimos identificar o que gostamos nela? O que a tornou inspiradora naquele momento? Pode ser uma pele bonita, um terno bem alinhado, um modo de falar educado e cordial, uma boa postura ou foi aquele aperto de mão? Talvez você nem consiga distinguir o que vai bem naquele conjunto todo, mas o fato é que o todo é agradável e te faz respeitar aquele ser.

No ambiente de trabalho, a imagem é muito importante. Não somos apenas imagem, somos conteúdo, mas a imagem pode dizer muito sobre o conteúdo. Basta pegar embalagem de Mostarda: Tem aquela mostarda que custa 3 reais da embalagem baratinha e pouco sofisticada e tem aquela que é desejo de consumo: custa 15 reais e tem um conteúdo maravilhoso. Isso é valor traduzido, isso é o seu valor. Sua imagem não é nada sem seu conteúdo, pois a mesma é formada por ele.

Se você demonstra zelo em sua apresentação, modos e comportamento, essa impressão será repassada em seu trabalho. Seu trabalho ganha respeito e qualidade (e talvez aquela promoção). Lembro muito bem que tinha duas professoras na faculdade: uma era toda bem vestida, maquiada, falava um português impecável. A outra: nem se depilava. Ambas tinham qualidade em conteúdo mas a as aulas mais interessantes eram a da professora bem vestida: eu queria ser como ela.


Nas vestimentas

É fato que as regras de vestimenta no trabalho mudaram, hoje nem todo local exige paletó, gravata, blazer e afins e muitas empresas oferecem os casual days, isto é, dias casuais, nos quais você pode ir de uma maneira mas descolada (sempre observando as regras do local: se o casual é calça jeans, não vá de minissaia, ok?). E mesmo que seja casual, é importante que você se importe com o que está vestindo, isto é, que você dê a devida atenção ao que escolhe vestir (visto que, convenhamos, há sempre uma escolha).

É importante que você se vista apropriadamente para seu ambiente de trabalho, é claro que, levando em conta seu estilo pessoal. Se não aceitam saia acima do joelho, não vale inovar aqui. Também se vestir muito formal em um ambiente descolado de trabalho pode soar muito rígido, então, mesmo que você adore o terninho preto, tente usar alguma blusa colorida ou bijuteria mais moderna. Abrace seu estilo pessoal e deixe que ele fale por você.



Além disso, é importante entender o propósito de sua roupa: calças saruel são para Yoga, chinelos são para ficar em casa, roupas de academia...bem, você entendeu!


Não seja sexy demais, afinal, você está ali para trabalhar, não é mesmo?

Cuidado com as transparências...



Uma boa dica é montar seu guarda-roupa cápsula de trabalho: você não precisa de muitas peças, mas que elas harmonizem entre si. À noite antes de dormir, tome um tempo para definir o seu look do dia seguinte.















Nos cabelos

Você não precisa fazer aquele coque: basta pentear o cabelo.


Se ele estiver num dia ruim, um coque (pode ser desleixado se o ambiente não for tão formal) ou rabo de cavalo vão bem.




Evite presilhas e adereços infantis.

Um bom corte é sempre interessante: pode mostrar cuidado e modernidade ao mesmo tempo.



Ir de cabelos molhados pode passar a impressão de que você não deu o tempo e atenção necessários ao seu cabelo.



Unhas

Você não precisa estar de unhas feitas e garras afiadas para ir trabalhar, uma unha limpinha e cortada resolve o problema.

Evite cores neon, unhas decoradas, e brilho em excesso.

Se estiver com unhas quebrando, corte e lixe. Tenha sempre um cortador e lixa na sua bolsa (ou gaveteiro).

Se estiver com esmalte descascando, remova. Tenha sempre lencinhos removedores com você.





Maquiagem




Uma pele bonita diz tudo, mas também evite aquela cara de reboco.


Cuidado com o blush e contorno em excesso.


Para sombras convém analisar o que é apropriado: talvez aquela sombra roxa com cílios postiços não seja tão interessante.


Em questão de batom, acho que vale tudo o que não for azul, prateado, amarelo, neon. 


Se estiver com olheiras, um corretivo resolve super bem o problema do cansaço, dando um ar de descanso ao seu semblante.



No visual

É interessante ter algum cuidado no seu visual, mesmo que pareça que não fez nada. Isso aplica-se ao todo no seu visual, passando desde as unhas até o cabelo. Unhas bem cortadas e sem esmalte borrado ou comido são sempre bem vistas quanto ao asseio. O mesmo vale em relação aos pés: um pé lixadinho e sem rachaduras (quando possível) dão sinal de cuidado.

Essa sensação de tudo em ordem dá um equilíbrio positivo à sua imagem pessoal no trabalho.

No mais, é importante ter asseio: tomar um banho, usar desodorante e escovar os dentes são o básico.

Evite perfumes muito fortes, noturnos: podem dar dor-de-cabeça aos seus colegas.

Nos modos

Você não precisa ser a Miss Simpatia do trabalho, mas cumprimentar os colegas não faz mal a ninguém.

Evite comer lanchinhos na mesa de trabalho, suja sua roupa, sua mesa e alguém pode chegar do nada na hora em que você está comendo. Use a copa ou uma área social.

Nunca fale palavrão.

Maneire o tom da sua voz: você não quer atrapalhar a concentração alheia.



Na organização

Não tem nada mais legal do que ser organizada.

Tenha e use sua agenda e planner pessoal.

Deixe sua mesa organizada: faça uma limpeza pelo menos semanal na papelada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário