quarta-feira, 13 de julho de 2016

Jogos não são só para crianças


Já passou o tempo em que os jogos eram apenas para crianças, hoje em dia temos uma vasta gama de jogos que podem ser jogados por adultos. Desde os mais tradicionais como xadrez, damas e ludo, até os jogos novos como jogos temáticos de alguma série de TV e de perguntas e resposta, temos muitas opções diferentes. Hoje já existem até bares temáticos para jogos!

Os jogos proporcionam um momento de descontração e de interação entre amigos, além de ativar diversas áreas do cérebro como estimular memória e raciocínio lógico. Ainda auxiliam a liberar o stress de nossa vida agitada, claro que, jogando de maneira amistosa, sem competitividade.

Quer algumas indicações? Então vamos lá.


Ticket to ride



Neste jogo de tabuleiro você escolhe uma cor para seus trilhos de trem e o tabuleiro é o mapa dos Estados Unidos. Você deve preencher os caminhos entre as cidades com locomotivas suas, sempre observando a cor e quantidade mínima de locomotivas. Ao fim das peças de um dos jogadores, contam-se os pontos conforme as regras do jogo. Há objetivos associados para se cumprir que somam pontos tais como: interligar uma cidade a outra, interligar o norte ao sul.

É um jogo de média duração e já existe uma versão com o mapa da Europa.


Carcasonne



Baseado na cidade medieval de Carcassonne na França, cada jogador escolhe uma cor e ganha vários bonequinhos desta cor. As peças são formas que completam a cidade e inicialmente estão viradas para baixo. Os jogadores vão puxando as peças e devem encaixar na cidade que vai sendo construída tentando ganhar sempre a melhor vantagem. Os bonequinhos são postos para dominar as cidades, estradas e feudos. Ganha quem tiver mais posses ao fim da última peça.

Também é um jogo de média duração e possui diversas expansões.


Monopoly

O famoso Banco Imobiliário que você jogou na sua infância e adolescência. Você move no tabuleiro parando em propriedades, que podem ser adquiridas ou ter que pagar a estadia. É um jogo que sempre acaba em falência e pode demorar muitas horas até ser completado. Existem diversas versões, inclusive uma sustentável.



Scotland Yard


Talvez você também já tenha jogado este na sua juventude e aqui você é o Sherlock Holmes. Escolhe-se um caso e são jogadas 3 perguntas. A partir daí, você deve percorrer as ruas de Londres atrás de evidências para resolver o crime. Nem sempre aquele que termina primeiro suas conclusões ganha, sendo um jogo interessantíssimo e cheio de surpresas.

Possui média duração e exige no mínimo 3 participantes.


War



Jogo clássico de estratégia na qual você batalha para conseguir completar suas missões e conquistar muitos territórios.

Pode levar muitas horas em um jogo só e existem diversas versões.








Imagem & Ação

Você recebe um cartão e deve ou desenhar ou imitar o item no cartão. Ganha pontos quem acerta ou você, caso ninguém acerte. Para animar o jogo pode-se pagar prendas. O jogo termina quando as cartas terminam ou os jogadores se cansam.



Fedorento

Com dois baralho de cartas, os jogadores sentam-se em uma roda e recebem 13 cartas. Junto delas há os coringas que são os fedorentos e que devem ser evitados. Cada jogador vai puxando uma carta até terminar o baralho. A partir daí o jogador puxa uma carta de seu companheiro de lado e tem uma carta sua puxada pelo seu outro companheiro de lado. Você deve despejar os pares de mesma cor e procurar ficar sem nenhuma carta. Perde quem fica com os dois coringas, sendo nomeado o Fedorento.




E você? Joga algum jogo que não apareceu aqui? Conta para mim nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário