quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Cuidados com a pele sensível e em tratamento


Desde que descobri o meu tipo de pele através do livro "The skin type solution" de Leslie Baumann, passei a ter mais atenção a certos aspectos que não tinha antes da minha pele. Estamos acostumadas a rotular nossa pele em uma categoria apenas, o que é geralmente seca, oleosa ou mista e não levamos em conta outras características de nossa pele. Eu descobri que, na verdade nossa pele pode ter 4 características diferentes: presença de óleo (oleosa ou seca), sensibilidade, pigmentabilidade e tendência a rugas e linhas de expressão. Fazendo o teste, descobri que minha pele é oleosa, sensível, pigmentável (forma sinais) e não possui tendência a rugas.

Se antes eu usava aquele sabonete forte que repuxava a pele e evitava óleos e produtos antiaging, comecei a repensar os cuidados com minha pele. Todos esses anos de cuidados errôneos fizeram com que minha pele manchasse e ficasse com marcas de acne, agravadas pelos hormônios da gravidez. Mudei a dermatologista e iniciei um tratamento com ácidos e peelings para melhorar o aspecto da minha pele e prevenir o surgimento de linhas de expressão, novas manchas e rugas.

Todavia, para peles sensíveis, o uso de ácidos podem causar vermelhidão e irritação, o que vem acontecendo periodicamente comigo desde que iniciei o tratamento com vitanol A. A pele fica bem sensível, vermelha, descascando e com urticária e precisa de alguns cuidados para que se recupere bem e o para que processo não se torne tão doloroso. Tenho obtido desde o início do ano ótimos resultados e a melhoria na pele já é sentida. Nesse total de 8 meses de tratamento, resolvi passar algumas dicas para quem estiver pensando em fazer ou já fazendo um tratamento com peeling e ácidos. Algumas delas foram recomendações médicas, outras foram descobertas ao longo do trajeto.

PS: Vale salientar que não sou dermatologista ou esteticista, ok?


Evite produtos a base de álcool

Até certo tempo atrás eu usava um tônico adstringente para remover a oleosidade da pele, só que parecia que não havia melhorias e descobri que o álcool contido no produto estava causando alergia na minha pele. Desde que tirei o demaquilante e o tônico a base de álcool minha pele melhorou bastante. Descobri que o álcool na composição dos tônicos pode ser danoso à pele em tratamento e muitas vezes ocasionar acnes indesejadas.

Demaquile com óleos

Nunca me passou na cabeça utilizar óleos como demaquilantes: sempre achava que deixariam minha pele mais oleosa e cheia de acne. Então, seguindo dicas naturais da Internet (esse post lindo aqui), resolvi tentar o óleo de côco como demaquilante. Tamanha foi a minha surpresa ao descobrir não só a efetividade como demaquilante como também o viço e saúde que minha pele ganhou ao utilizá-lo em minha rotina diária de cuidados.

Use tônicos naturais

Que tal usar um tônico a base de chá verde para estimular a pele? Ou chá de camomila para acalmar? Ou até água de rosas, que tem um cheirinho incrível? Todos eles têm propriedades e benefícios distintos e agem de maneira suave, podendo ser feitos em casa e guardados em geladeira.

Evite certos químicos fortes

Repense aquele sabonete que contém peróxido de benzoíla e prefira aqueles que não dão efeito rebote e não ressecam a pele. Minhas indicações são o Dermotivin e o Effaclar, da La Roche-Posay. Outra opção é utilizar os leites de limpeza como o da Nivea e o da Weleda.

Use água termal

A água termal é uma das melhores opções para hidratar e repor nutrientes de peles sensibilizadas. Eu uso a da World Natural Formulas com cheirinho de lavanda.

Utilize produtos calmantes

No mercado hoje existem diversos produtos com ação calmante pós peeling, que ajudam a tirar a vermelhidão e irritação da pele após o procedimento. Uso o Cicafalte da Avène, ele tem a consistência bem grossa e o cheiro parecido com os cremes da vovó, mas tem me ajudado muito a acalmar a pele no processo de recuperação.

Evite lavar muito o rosto

Quanto mais você lavar seu rosto, mais ressecado e sensível ele ficará. Minha dica é lavar apenas duas vezes por dia, pela manhã para retirar o tratamento noturno e pela noite, após o demaquilante.

Evite água muito quente

Minha dermato falou: tome banho de água fria, de preferência, mas em Santa Catarina no inverno é complicado né? Então eu evito banhos muito quentes e tento lavar meu rosto com a gélida água catarinense.



Evite o sol

Eu nem deveria falar isso mas vou falar mesmo assim, então está dito. Ah, e use filtro solar de no mínimo 50 FPS, pois o sol além de tudo envelhece e pode provocar câncer de pele.

Suspenda o produto agressivo

Se você faz uso de um ácido diariamente, talvez tenha que interromper de tempos em tempos para a pele se recuperar. Geralmente eu interrompo quando ela está vermelha e descamando e volto com o produto quando a pele voltou ao estado normal. Geralmente dá uns dois dias interrupção a cada sete dias de uso, mas isso vai depender da sua pele.




Nenhum comentário:

Postar um comentário