domingo, 21 de agosto de 2016

Dicas na Lavagem de Roupas

Resultado de imagem para laundry

Lavar roupas pode ser algo muito chato! Eu particularmente adoro! Mas sei de muita gente que odeia. Contudo, pesquisando aqui e acolá, descobri muitas coisas legais para facilitar a manutenção de nossos itens.

Manchas

Coloque de molho
Manchou uma roupa? Não importa a origem da mancha, é importante colocar a peça de molho em água para auxiliar na remoção da mancha. O quanto antes você fizer, melhor.


É difícil lembrar todas as fórmulas para manchas
Para cada mancha existe uma solução. Decorar é quase impossível, além de ter que descobrir que fórmula dá certo na sua mancha. Tenha uma plaquinha contendo cada tipo de mancha e a deixe na área de serviço para visualizar.

Na máquina de lavar

Para roupas delicadas e meias
Use aqueles sacos de lavagem de roupas para evitar que o atrito da máquina de lavar e o contato com outras peças destrua roupas sensíveis. Esse saco também pode ser utilizado para lavar meias, evitando que os pares se percam. Esses sacos evitam também a formação das bolinhas nas roupas.

Dois cestos
Tenha dois cestos: um para roupas claras e outro para roupas coloridas e escuras. Dessa maneira você evita o problema da meia vermelha na roupa branca.

Bonés e chapéus
Coloque em uma bacia com água e sabão e chacoalhe um pouco. Deixe de molho por no máximo 1h e depois enxague. Seque por cima de uma panela compatível com o tamanho para evitar que perca a forma.

Eliminando odores persistentes
Se uma roupa foi lavada e continua com odores fortes, coloque de molho em água quente e vinagre branco durante a noite. No dia seguinte, retire o vinagre e lave normalmente.

Eliminando os odores do cesto de roupas
Se o acúmulo de roupas sujas faz com que o cesto se torne fedido, crie um sachê com uma meia calça velha, colocando dentro bicarbonato de sódio e alguma essência. Coloque o sachê no fundo do cesto.

Cores escuras
Para evitar desbotamento, adicione uma xícara de sal à lavadora de roupas.

Cores claras
Adicione uma xícara de vinagre antes do processo de enxague.

Máquina de lavar suja
Coloque uma xícara de enxaguante bucal e faça um ciclo de enxague.

Use sabão de alta eficiência
Ainda um pouco raro no Brasil, esse sabão é feito a base de alta tecnologia e evita o desbotamento de roupas. O sabão da Tide é ótimo!

Não sobrecarregue sua máquina
Evite muito peso e verifique sempre o peso máximo que sua máquina suporta. Uma máquina sobrecarregada pode quebrar mais facilmente.



Frequência de lavagem

Você sabe de quanto em quanto tempo deve lavar um item? Tenha essa tabela em mãos.


Roupas Amassadas

Pedras de gelo
Se você utiliza secadora, pode jogar umas pedras de gelo no interior juntamente com a roupa para tirar o amassado.


Seque no cabide
Camisas de botão e vestidos de crepe secam com menos amassões em cabides. Logo: tenha sempre cabides na sua área de serviço.

Use fluido de passar
O fluido ajuda a reduzir as rugas dos tecidos ao passar.


Separe antes de passar
Antes de passar, separe. Dobre e separe tudo que não precisa de ferro. Depois divida os itens em montes dependendo da intensidade do calor a ser passado. Se você usa tábua de passar, coloque as toalhas e lençóis por cima da tábua para ir passando enquanto vai se passando outros itens de roupas.


Durante viagens

Use a chapinha ou secador
Se você está viajando e não tem um ferro de passar, pode utilizar a pranchinha de cabelo ou secador para passar. Agora, evite usá-la em tecidos sensíveis e que exijam temperaturas menores pois a pranchinha pode danificar o material. Também higienize a chapinha para evitar produtos de cabelo manchando suas roupas.

Economia

Lave a frio
Se você quer economizar, lave a frio pois lavar a quente pode consumir muita energia, aumentando a conta. Fora que lavar a quente pode danificar ou encolher algumas peças de roupas, sendo apenas recomendado para lavar roupas brancas.

Manutenção do Jeans
Para manter seu Jeans novo, coloque-o em um saco plástico e leve ao freezer: este processo evita odores também.


Envolva sua família
Coloque todos para jogar a roupa suja no cesto (e não no chão!). Faça uma maratona de dobrar roupas com a família.


E por último...

Torne o ambiente agradável! Seja com uma área de serviço bonitinha e organizada e escutando seu estilo de música favorito! Dessa maneira, lavar roupas se torna algo bem mais tranquilo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário