quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Dicas para Iniciar o Planejamento de Refeições


Já falei anteriormente no blog (neste post aqui) sobre planejamento de refeições. Entretanto, muitas vezes é difícil manter um planejamento de refeições que dure muito tempo e logo tendemos novamente ao caos.

Como já tenho um pouco de experiência nesse caminho tortuoso, gostaria de passar algumas dicas pessoais para que esse processo não seja fadado ao fracasso. Os benefícios de se planejar as refeições são muitos tais como economia e uma alimentação mais saudável e controlada, então por que não fazer?

Vá com calma e mantenha o processo simples

Se você sente que tudo parece muito complicado, vá com calma. Se você entra com tudo, vá com calma. Procure não tornar o processo muito complexo, senão você pode acabar entrando em uma situação muito burocrática e pouco prática. Prefira um esquema simplificado e fuja de planejamentos muito complexos.

Se você comia em casa apenas uma vez por semana, tente incrementar para dois ou três dias e vá aumentando até conseguir chegar a 7 dias. Mudanças muito drásticas podem comprometer o sucesso do seu projeto.


Verifique o seu inventário

Antes de começar o planejamento, olhe tudo o que você já tem na geladeira, na fruteira e na despensa. Dê prioridade a produtos que estão para vencer e, se precisar, anote no verso da sua folha de planejamento. Eles vão te dar um base do que você já tem e pode ser usado e do que não existe ou está acabando e precisa ser comprado.

Olhe os preços promocionais nos cartazes

Sabe aqueles cartazes de mercado que vêm com promoções? Sempre são muito úteis para você saber o que está em promoção. Agora que você já sabe o que tem, pode marcar no cartaz o que pretende comprar. Por isso é importante que você...

Saiba os preços das coisas

Saber o preço indica que você sabe quanto custa o valor médio de um item. Você sabe dizer quando o feijão está caro? Ou quando o tomate está barato? Você não precisa saber de cabeça, pode anotar no celular os preços médios para se basear, pois muitas vezes os cartazes ou os mercados inventam "promoções" enganosas. Espertinhos né? Se você souber, vai poder se livrar de uma cilada.

Compre em atacado

Geralmente atacados vendem itens mais baratos, especialmente quando comprados em larga escala. Alguns valem a pena, outros não. Talvez compense comprar 24 pastas de dente mas não 5 Kg de manteiga. Você tem que avaliar. Minha dica é que você prefira itens não perecíveis, com data de validade estendida. Alguns itens que compro em atacado são:
  • Sabonete
  • Pasta de dente
  • Arroz
  • Vinagre
  • Óleo de cozinha
  • Feijão
  • Café
  • Molho de tomate
  • Massas
  • Milho verde enlatado
  • Papel higiênico
  • Carnes (compro peças de 4kg, mando cortar em bifes e quando chego em casa separo as porções em saquinhos e congelo. A carne sai bem mais barata)

Congele

Gostaríamos de ter tudo fresco, mas infelizmente nem sempre isso é possível. Gosto de congelar algumas coisas, assim posso usar somente um pouco cada vez que cozinho. Seguem alguns itens que congelo:
- Brócolis
- Feijão preparado (quem nunca?)
- Ervilhas
- Vagem
- Salsa
- Cebolinha
- Manjericão
- Frutas vermelhas
- Molhos
- Queijo
- Presunto

Além disso, você pode preparar várias lasanhas ou outros pratos congelados, por exemplo, e congelá-las para utilizar vários dias. Acaba virando um item coringa, que você pode utilizar quando não tem tempo ou disposição para cozinhar (quem nunca?). Uma dica é colocar um adesivo na vasilha indicando a data de preparo do item.

Tenha uma lista de receitas para lembrar

A memória e a criatividade falham na hora de escolher o que preparar? Você acaba sempre preparando as mesmas coisas mas sabe preparar muitas outras? Tenha à mão uma lista receitas que você sabe fazer, pois ela a fará lembrar na hora do planejamento. Essa lista pode estar em sua agenda ou em uma gaveta de receitas.


Separe as receitas que você irá realizar

Liste as receitas para realizar no período do planejamento, priorizando as que levam os itens que você já tem. Isto é importante pois você saberá o que precisa comprar, além de saber o que vai preparar a cada dia.

Tenha um livro de receitas

Não precisa ser um livro de receitas no estilo Dona Benta, pode ser um fichário com uma coleção de receitas, que esteja sempre à mão.

Insira novas receitas com parcimônia

Quem não adora cozinhar algo novo para sair da mesmice? Mas a experiência diz que nem sempre o prato sai como esperado, por isso, a dica que eu dou é: vá com calma. Insira uma nova receita a cada planejamento para não provocar um desastre culinário em série.

Receitas novas podem ser encontradas em revistas, folhetos, sites e aplicativos. Procure aquelas que tem boa avaliação e acurácia nos ingredientes e que propõem alternativas de substituição (alô, Bela Gil!). Evite receitas com itens raros e procure aquelas com itens em boa variedade no seu ambiente local.


Marque um compromisso na agenda para planejar

Quando planejar? Você pode acabar procrastinando e esquece de fazer o planejamento, o qual pode ser semanal, bisemanal ou mensal, conforme for melhor para sua vida. O planejamento de refeições deve ser levado com seriedade, como um compromisso marcado na agenda. Agendo meu planejamento para toda sexta-feira à noite e assim posso comprar as coisas na feirinha de domingo, no mercado ou no atacado.

Tudo se otimiza com o tempo

No início parece tudo difícil, mas a prática leva a perfeição. Com o tempo, você verá que o planejamento se torna muito rápido, quase automático, e bem menos doloroso. Se você pegar gosto pela coisa, pode até ser que se torne um hábito prazeroso. O essencial é que vire rotina e seja descomplicado. Se algo complica a sua vida, reveja, otimize, repense.

Encontre o seu melhor layout

Existem aí um milhão de layouts na web disponíveis gratuitamente mas você tem que saber o que melhor se adapta à sua vida. Existem alguns que mostram a quantidade em calorias, preços e a denominação até para o lanche do dia. Prefiro algo mais simples, por isso criei meu próprio layout (disponível abaixo para download). E você pode criar o seu. Teste diferentes modelos até encontrar o melhor para você.

O meu é relativamente simples: planejo apenas almoço e jantar. Ao lado coloco a lista de compras e uma estimativa do valor total da semana. Você pode inserir outros produtos que estiver precisando, como higiene pessoal ou produtos de limpeza. Imprimo várias folhas e uso uma a cada semana, anexando-a no meu planner. Quando a semana termina, jogo fora e começo uma nova folha.



Simples né?

Agora resumindo, um passo a passo indicado por mim:
  1. Verifique itens da geladeira e despensa. Aproveite e jogue fora itens estragados e fora do prazo de validade.
  2. Defina os itens semanais que sempre são comprados (iogurtes, queijo, frutas) e anote na lista de compras
  3. A partir de sua lista, defina as receitas que vão entrar no período e as distribua no planejamento. Você pode pesquisar receitas novas também.
  4. Coloque na lista de compras os itens que precisam ser comprados.
  5. Defina os dias para cozinhar (pode colocar um asterisco sobre o dia)
  6. Destaque ou recorte nos panfletos as promoções.
  7. Planeje a data/hora em que vai às compras.
  8. Disponha o planejamento em um local de sua casa que todos possam ver.


Nenhum comentário:

Postar um comentário