terça-feira, 21 de março de 2017

Cinco coisas para fazer antes de começar a trabalhar



Ah, trabalhar! Tem dias que é motivante, tem dias que é cansativo! No entanto, é nosso ganha-pão e seja você sua própria chefe ou não, trabalhando fora ou de casa, há sempre coisas a serem feitas.

Para que o trabalho fique mais motivado, é interessante estabelecer um ritual antes do trabalho em si, antes de abrir a caixa de e-mail ou de cair em cima das atividades. Esse ritual ajuda a manter o foco e tornar o trabalho mais prazeroso.

Limpe e organize seu local de trabalho

Ninguém curte trabalhar em um local bagunçado, pois isso tira nossa concentração e afeta nosso humor. Um ambiente organizado e limpo traz prazer ao trabalho. A limpeza deve ser simples e rápida, coisa de 5 minutos ou menos, de maneira a não se tornar enfadonha.

Alguns passos podem ser:
  1. Jogar papéis inúteis fora ou fragmentá-los
  2. Remover o lixo
  3. Organizar papéis importantes
  4. Limpar a mesa e o teclado com um pano úmido
  5. Limpar a tela do computador
  6. Organizar os suprimentos
Com o ambiente organizado, você já tira o clima de derrota do ar, seja trabalhando em casa ou seja no escritório onde trabalha. Além disso, ter um ambiente organizado cria uma imagem positiva a seu respeito.


Converse com seus colegas

Tirar um tempinho para atualizar os assuntos com os colegas, é uma boa maneira de descontrair e se atualizar. Pode ser simplesmente perguntar como andam as coisas ou comentar algo que você viu. Muitos líderes gostam de conversar com seus colegas antes de começar o trabalho, o que é uma atitude super positiva. No entanto, a conversa deve ser amena e sem forçação de barra, e você deve ter uma posição amigável, mesmo que a ideias de seus colegas sejam diferentes da sua. Também é preciso cuidado para não alongar demais a conversa e esquecer do trabalho a ser feito. A ideia aqui é descontrair antes de começar o serviço e não transformar a sala em um happy hour.

Se você trabalha de casa e não tem com quem conversar, pode aproveitar e tomar um café ou chá e escrever algo. Pode ser um diário ou escrita criativa. Isso ajuda a liberar nossas travas internas.



Leia algum artigo inspirador

Nada melhor do que começar o dia inspirada, não é mesmo? Todos os dias vários artigos motivacionais são publicados na Internet e estão prontos para serem lidos e absorvidos. Você também pode aproveitar e aprender algo novo, ler sobre como ficar mais organizada ou sobre um novo método de trabalho ou ferramenta. Tire um tempinho para aprender algo de útil: sites como o Linkedin, Medium ou blogs de coachs inspiracionais contém diversos artigos interessantes. Mantenha alguns sites no seus favoritos e leia um artigo antes de começar o trabalho. Se você lê bem em inglês ou outro idioma pode usar de portais estrangeiros para aprender algo novo.

Só fica a ressalva de moderar no uso, pois há trabalho a ser feito e você não pode passar o dia lendo artigos, correto?

Escreva as metas do dia

Todo o dia tem seus objetivos e agora que você limpou, descontraiu e se inspirou é hora de traçar os objetivos do dia. O que você deseja para o dia? O que você quer concluir hoje. Anote em um papel ou no seu planner.



Escreva a sua lista de afazeres

Com as metas em mão, quais os afazeres que são necessários para atingir as metas? Estabeleça tarefas em um nível de refinamento necessário: pode ser escrever um relatório, mandar e-mails, preparar um curso ou uma atividade de cunho técnico. Coloque no papel e estabeleça a prioridade de cada coisa. O bom é que você pode ir marcando as tarefas conforme forem sendo realizadas.


Agora que você já sabe o que tem o que fazer, mão na massa e hardworking!

Nenhum comentário:

Postar um comentário